Ouro Preto, A Vila Rica de história e fé.

Ministério do turismo, visitbrasil.com

A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, é muito conhecida por sua arquitetura colonial. Foi o primeiro local brasileiro a ser considerado patrimônio mundial pela Unesco, em 1980, e abriga um magnífico conjunto arquitetônico barroco, um dos mais bem preservados do mundo.

A história da cidade começa no final do século XVII, quando um aventureiro anônimo deparou-se com curiosas pedras escuras (ouro escurecido por uma camada de paládio) e deu início a uma das maiores corridas do ouro da humanidade.

As terras que hoje formam as Minas Gerais começaram a ser ocupadas de forma desenfreada e vários arraiais brotaram. Em 1652, foram agrupados sob o nome de Vila Rica – hoje, Ouro Preto.

Toneladas de ouro foram enviadas a Portugal no século XVIII, mas o que permaneceu na região produziu maravilhas barrocas que encantam quem visita a cidade.

No centro histórico, ladeiras e becos de paralelepípedos serpenteiam entre ricos chafarizes, sobrados, capelas e igrejas dos séculos 17 e 18.

Outro exemplo máximo do barroco, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, recebeu em sua decoração mais de 400 kg de ouro. Destaque para o gracioso Museu do Oratório com peças de diferentes estilos que celebram a religiosidade dos mineiros.

A Igreja de São Francisco de Assis foi projetada e decorada por Aleijadinho, e é considerada a sua obra-prima. A imagem de São Francisco no frontispício recebendo as chagas de Cristo é emocionante.

O escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi um dos mais importantes artistas de Minas. Morto em 1814, ele foi homenageado em 1968 com a criação do Museu Aleijadinho, dedicado preservar e expor objetos de arte sacra.

O Museu da Inconfidência, que guarda a memória de uma das revoltas separatistas mais importantes do período colonial, também é outro atrativo de Ouro Preto.

Um passeio imperdível é a viagem de Maria Fumaça até Mariana.

Distribuídos pelo cidade velha há hotéis, pousadas, cafés, lojas, antiquários e feiras de artesanato em pedra sabão.

Link da matéria: http://www.visitbrasil.com/destinos/ouro-preto/

Postado em

Sobre o Autor

Foto de perfil de @admin

Por @admin / Administrator, bbp_keymaster

Seguir admin
em abr 25, 2017

Sem comentários

Deixe uma resposta